Organização de Eventos Corporativos e Sociais
(11) 5082-3385 | (11) 97179-9756

Conheça a tradição de congelar o bolo de casamento para as Bodas de Papel

Presente há séculos em eventos comemorativos, o bolo é um doce que remonta à Idade Média, quando o trigo era um alimento básico e fundamental para todas as classes sociais. Por isso, massas como pães e bolos se tornaram símbolos de abundância e fertilidade.

No casamento, tornou-se tradição partir um bolo e distribuí-lo entre os convidados, que compartilharão da sorte e felicidade experimentada pelos noivos.

Entre os casais, há ainda uma outra tradição. Ela diz que uma fatia do doce deve ser congelada e guardada com cuidado, para ser consumida na celebração de um ano de união. Ainda pouco conhecido no Brasil, esse costume provavelmente teve origem na Inglaterra, onde acredita-se que partilhar o bolo nas Bodas de Papel traz sorte para os anos que estão por vir.

O bolo do badalado casamento do príncipe Willian e Kate Middleton, por exemplo, foi conservado de acordo com a tradição (algumas fatias, inclusive, foram leiloadas). O mesmo foi feito anteriormente, no matrimônio do príncipe Charles e da princesa Diana, em 1981, e da princesa Anne com Mark Phillips, em 1973.

Além da crença de sorte, não há uma explicação para a criação do ritual de congelar o bolo de casamento. Apesar disso, é muito provável que esse costume tenha se iniciado para garantir que os noivos possam provar seu próprio bolo, uma vez que é difícil conseguir um tempinho para saborear o doce em meio a tantas fotos, brindes e felicitações.

Para quem pretende seguir essa tradição, vale a pena pedir para que a confeitaria responsável pelo produto opte por ingredientes que possam durar um ano no congelador sem estragar. É bom evitar principalmente frutas, flores e chantilly.


Artigos relacionados:

Custom Search

Categorizado com: Assessoria de Casamento, Cerimônia e Festa, Doces e Bolos


Esse post não tem comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>