Organização de Eventos Corporativos e Sociais
(11) 5082-3385 | (11) 97179-9756

Casamentos pelo mundo: Sikh

Fundada por volta do século XV, na região do Punjab (dividida entre o Paquistão e a Índia), pelo Guru Nanak, o sikhismo é uma religião criada a partir da junção de elementos do Islamismo com o Hinduísmo. Em idioma punjabi, o termo “sikh” significa o mesmo que discípulo, e faz referência ao respeito a Deus e aos ensinamentos dos Dez Gurus — descritos em um livro sagrado chama Adi Granth ou Guru Granth Sahib.

Para o sikhismo, Deus é uma entidade de essência impossível de ser capturada, uma vez que é atemporal e sem forma. Ele foi o criador do mundo e dos seres humanos, das quais se difere por não ser egocêntrico. Os sikhs também acreditam no karma, um termo que define ações positivas como chamarizes para uma vida melhor e mais espiritual, enquanto ações negativas levam à infelicidade e ao renascimento em formas inferiores.

O sikhismo não é visto por seus seguidores como uma religião, mas como a própria vida. Por isso, as tradições dessa doutrina ditam todas as ações dos fiéis, que devem manter Deus em evidência ao longo de todo o dia, além de praticar sempre trabalho honesto e dividir seus frutos com aqueles que necessitam.

Embora a cerimônia de casamento tradicional da Índia — onde vivem a maioria dos 23 milhões de sikhs — seja cercada pelo máximo de riqueza que a casta dos noivos permite, o ritual sikhista para o matrimônio pode ser bem mais simples. Há, inclusive, uma regra emitida em 2007 pelas autoridades religiosas que determina a simplicidade no evento, sob pena de ter a união não reconhecida por Deus.

Essa medida existe porque a tradição indiana ainda é muito ligada à riqueza e ao pagamento de dote, o que dificultava o casamento entre fiéis mais pobres e criava uma alta taxa de suicídios entre noivas que não possuíam condições financeiras de pagar pelo dote. Em um caso extremo, uma comunidade sikh de Mumbai, na costa oeste da Índia, criou um formato padrão para matrimônios, fixando desde a data correta para a celebração como a quantidade de pratos servidos.

O ritual de casamento sikh acontece em volta do livro sagrado da religião. Vestindo trajes vermelhos, os noivos devem andar em torno do Adi Granth enquanto um representante iniciado na comunidade religiosa lê os escritos e lembra o casal de seus deveres perante suas famílias e Deus.

Quer saber como outros povos e culturas celebram o casamento? Então leia sobre tradições matrimoniais pelo mundo.


Artigos relacionados:

Custom Search

Categorizado com: Assessoria de Casamento, Cerimônia e Festa


Esse post não tem comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>